quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Transpondo barreiras






Análise, planejamento e execução de aula com material digital


A atividade com o uso da internet e hipertexto realizada in loco aconteceu na Escola Estadual Vila Nova tendo como público professores de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. O trabalho teve como foco conteúdos voltados para o “Meio Ambiente” com a seguinte temática: “Queimadas” envolvendo as disciplinas curriculares do nível mencionado. As atividades foram desenvolvidas seguindo etapas que visavam uma abordagem ampla da temática, procuramos iniciar o encontro explorando os conhecimentos prévios dos professores em relação ao uso das TICs (diagnóstico) e da temática em questão.
O processo transcorreu através da exploração de imagens (slides), leitura de texto sobre o conteúdo, vídeos, exploração de conteúdo complementar através da navegação na internet, acessando links e hiperlinks como forma de incentivo à pesquisa, confronto de informações de diferentes fontes e enriquecimento do planejamento pedagógico por parte dos professores.
Com o desenvolvimento das atividades observamos que os participantes demonstraram profundo interesse em relação à utilização dos recursos tecnológicos, interagindo conosco e uns com os outros, o que nos permite afirmar que o processo de ensino aprendizagem foi recíproco, superando nossas expectativas, uma vez que no momento da prática os participantes executaram as ações propostas com bastante habilidade, o que demonstrou que tanto a nossa linguagem quanto a linguagem das multimídias são de relativa facilidade para absorção e conseqüentemente favorece a realização de aulas mais contextualizadas e produtivas. Para finalizar o encontro apresentamos sugestões de atividades interdisciplinares.
Em suma podemos afirmar que a elaboração e desenvolvimento das atividades propostas foram relevantes, pois nos proporcionou aprofundar mais ainda o estudo de exploração das TICs. Constatamos que a utilização dos multimeios como ferramentas na elaboração e execução das ações pedagógicas favorecem a linguagem conceitual, oral e escrita mais formalizada e racional. Como afirma Moran, “Imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo, de forte impacto emocional, que facilita e predispõe a conhecer mais favoravelmente”.
A avaliação dos participantes foi positiva e demonstraram interesse em dar continuidade ao trabalho, de forma integrada e interdisciplinar. Alegaram, entretanto, que a realização de atividades dessa natureza na escola torna-se muito difícil, visto que o uso dos multimeios é inacessível para a maioria dos professores, haja vista que a escola não dispõe de laboratório de informática; afirmaram que a oficina por nós realizada foi muito pertinente, veio de encontro às necessidades do grupo, pois percebem que os discentes dominam esses recursos com grande propriedade, e que os educadores em sua maioria têm muita dificuldade no manuseio e exploração dos materiais tecnológicos.
Araguaína:23/09/2010.
Cursistas: Anubia Sobrinho, Elizonar Dias Costa, Rogeane Correia.
Participantes: Adriana Alencar, Rosivânia Coelho, Maria do Carmo Vieira, Ilza Tâmara e Rosana Lemos.

Um comentário:

  1. Rogeane, para mim a aplicabilidade da atividade com as professoras do 1° ao 5º ano da Escola Estadual Vila Nova superou as minhas espectativas, e você contribuiu significativamente para que isso acontecesse.
    Obrigada pela sua colaboração.
    Um abraço,
    Elizonar.

    ResponderExcluir