quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SUGESTÃO DE ATIVIDADE


Ensinando e Aprendendo com as TIC
Diretoria Regional de Ensino
Araguaína, setembro/2010
Cursistas: Anúbia Rodrigues Sobrinho
Elizonar Dias dos Reis Costa
Rogeane Correia de Sousa

Sugestão de Atividade Interdisciplinar

Lendo e interpretando a partir de textos e imagens

Um dos assuntos mais discutidos nos jornais e telejornais ultimamente são as queimadas que alastram por todo o mundo, principalmente no Brasil. Os canais de televisão vêm chamando a atenção da população brasileira para os prejuízos que as queimadas podem acarretar. Refletindo sobre a situação ora apresentada, leia a manchete do Jornal Globo Notícias de 21.08.10 e responda as alternativas abaixo:

1 - Na reportagem os Estados do Mato Grosso e Pará aparecem como líderes de incêndio desde o início do ano. De acordo com o enunciado e sua concepção o que mais acarreta os focos de incêndio? ____________________
2 – Qual estado é apresentado como o nono com mais incêndios no Brasil neste ano?___________________________.
3 – Segundo o Banco de Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), este ano os Estados do Mato Grosso e Pará aparecem nos registros de focos de incêndio com números alarmantes que são registrados respectivamente da seguinte forma:
a) ( ) 38.500 e 62.300 b) ( ) 63.148 e 47.717 c) ( ) 47.717 e 61.148
4 – Segundo o texto, qual País pediu ajuda ao Brasil para conter as queimadas na Amazônia?_____________________________.
5 - Juntando as áreas desmatadas nos dois estados acima mencionados soma-se um total de: ____________________________________.
6 – Pelo levantamento do DETER (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do INPE, os Estados do Mato Grosso e Pará no período de oito meses já desmataram juntos 540,9km². Se o desmatamento continuar nessa proporção até janeiro de 2011. Quantos kilômetros os dois estados terão desmatado de floresta?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
7 – As cidades de Itaituba, Marabá e Altamira fazem parte do Estado do:
a) ( ) Mato Grosso b) ( ) Maranhão c) ( ) Pará
8 – O desmatamento e as queimadas prejudicam o meio ambiente e leva a extinção de muitas espécies, dentre elas podemos destacar quais tipos?
______________________________________________________________________________________________________________________________.
9 – A palavra Queimada apresenta três sílabas, considerando sua tonicidade, podemos dizer que ela é uma palavra:
a) ( ) Oxítona b) ( ) Paroxítona c) ( ) Proparoxítona
10 – No texto aparece os nomes das cidades de Itaituba, Marabá e Altamira, se estamos falando de cidades, podemos referir a eles como substantivos:
a) ( ) próprios b) ( ) comuns c) ( ) verbo
11) De acordo com o Dicionário Aurélio como podemos definir as palavras:
a) Queimada:____________________________________________________
______________________________________________________________
b) Assoreamento:__________________________________________________
______________________________________________________________
c) Espécie:______________________________________________________
_______________________________________________________________
12) Sabemos que o Estado Nacional brasileiro está dividido em regiões, considerando essa divisão territorial podemos afirmar que os estados do Acre, Amazonas, Tocantins e Pará integram qual região do país abaixo relacionada:
a) ( ) Região Sul b) ( ) Região Nordeste
c) ( ) Região Norte d) ( ) Região Centro Oeste
13) O povo brasileiro atualmente está enfrentando alterações climáticas possivelmente decorrentes da própria ação humana sob o ecossistema, e como conseqüência disso algumas localidades não estão conseguindo produzir nem mesmo o necessário para subsistência, como produtos tradicionais do gênero alimentício (feijão, milho, leite, frango e outros). Diante dessa situação podemos dizer que essas alterações climáticas também podem ser consideradas como:
a) ( ) equilíbrio ambiental b) ( )desequilíbrio ambiental;
c) ( ) somente aumento da temperatura.






“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” Victor Hugo


Nenhum comentário:

Postar um comentário