quarta-feira, 26 de maio de 2010

O QUE É HIPERTEXTO?

Hipertextos são ferramentas que possibilitam ao usuário utilizar-se de canais (links) que podem remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto. São textos ramificados e amplia, assim, os mecanismos de leitura, permitindo navegar em um oceano cheio de inovações, movimentos, simbologias.
O trabalho com hipertexto oferece amplas possibilidades para realizar uma leitura multidirecional, rompendo com os mecanismos de leitura linear, próprios do universo escrito e predominante em nossas salas de aula hoje. Este recurso como ferramenta pedagógica fomenta a curiosidade, a pesquisa, amplia o universo semântico além de facilitar o acesso, de forma rápida e eficiente, a uma imersão em um ambiente vasto e profundo, como um labirinto que se abre para trazer à tona seus segredos. Eu mesma já utilizo este recurso há bastante tempo, como estudante, e tem me auxiliado muito nas descobertas. Ao ler o material, por exemplo, pude descobrir o significado de uma nomenclatura que uso cotidianamente, sem me perguntar antes o que significava: (o muito presente www (World Wide Wed) que em português significa, "Rede de alcance mundial". Assim, ao invés de ter do texto uma mera definição de hiperlinks, pude aprofundar bem mais o conhecimento acerca de outros aspectos da área. Por isso mesmo, reafirmo que o trabalho com essas mídias interativas precisa estar mais presente em sala de aula, possibilitando aos alunos, num sistema de colaboração, aprender mais e através de diversas fontes. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito à construção individual e coletiva do conhecimento. O texto “Pingo nos is” destaca essa contribuição no sentido de potencializar a avidez do ser humano em aventurar-se, transpor barreiras burocráticas e experimentar, coletivamente, formas de comunicação diferentes daquelas que as mídias clássicas nos propõem.

2 comentários:

  1. Rogeane,
    Parabéns por você ja fazer uso desta ferramenta o hiperlink/link, pois pelo seu relato deixa bem claro as facilidades que podemos ter ao acessarmos a internet e descobrir os segredos deste "labirinto".

    ResponderExcluir
  2. Que bom ter você no Curso: Ensinando e Aprendendo com as Tics, você tem demonstrado muito interesse e competência diante das tecnologias de comunição.
    Continue assim amiga.
    abraço

    ResponderExcluir